JC Debate | Reforma Política | 04/04/2017

Nesta terça-feira, o relator da Reforma Política na Câmara dos Deputados, Vicente Cândido (PT-SP), deve apresentar seu relatório sobre a matéria. Entre os pontos que devem ser sugeridos estão: voto em lista fechada, fundo eleitoral público e proibição do autofinanciamento. Devem também ser conhecidas uma proposta de emenda à Constituição e projetos de lei para implementar as mudanças legislativas. A relação promíscua entre sistema político e empresas, a crise de representatividade entre eleitor e eleitos colocam em questão o poder que a reforma terá para aprimorar o sistema eleitoral e resgatar valores importantes para o funcionamento da sociedade.

CONVIDADOS:

MARCO AURÉLIO NOGUEIRA, professor de Politica e coordenador do Núcleo de Estudos e Análises Internacionais (NEAI) / Unesp

LUCIANO CAPARROZ DOS SANTOS, advogado especialista em direito eleitoral

Siga as páginas do Jornalismo TV Cultura nas redes sociais!
Facebook: https://www.facebook.com/jornalismotvcultura/
Twitter: https://twitter.com/jornal_cultura
Video Rating:5

Quais são as propostas da Reforma Política? - Sua Política #5

A reforma política pode mudar a forma como são feitas as eleições no Brasil, instituindo, por exemplo, a lista fechada. Entenda o que ficaria diferente, com a repórter de “Poder” Angela Boldrini.

Assista ao nosso vídeo sobre Caixa 2

Assista ao nosso vídeo sobre a Lava Jato

Assista a outros vídeos do Sua Política
https://www.youtube.com/playlist?list…

Assine a TVFolha
https://goo.gl/EBg4ag

Facebook
https://www.facebook.com/folhadesp/

Instagram
https://www.instagram.com/folhadespaulo/
Video Rating:5

27 COMMENTS

  1. A reforma que nem é tanto comentada, e até mesmo por interesse que mantenha o mesmo "status quo", porém muito importante, é a Reforma Política, mas uma reforma de VERDADE, e não mascarada ou paliativa, pois do jeito que está, é muito solto, os moldes dessa reforma por exemplo deveria abranger critérios e requisitos mais rigorosos de escolha deste representante do povo, maior responsabilidade no "lombo" dos mesmos, em torno da aplicação dos projetos base, assinado como compromisso, e objeto do qual foi eleito por escolha da maioria, com democracia de fato no processo eleitoral sem distinção por partido (tempo por exemplo), padronização pelo órgão eleitoral, na apresentação dos projetos base, este mesmo forneceria mecanismo simples e eficazes de campanhas, evitando com isso verbas desnecessárias para campanha que geralmente tem caráter escuso, ou a participação de empresas de marketing com suas técnicas de consumo atual, que geralmente convencem características falsas de um produto alvo, mesmo se tratando de ideologia, ou seja, fugir da busca do patrocínio de capital de outras empresas, atraída geralmente por promessas de vantagens futuras. Órgãos eficientes que fiscalizem e represente a sociedade, maior canal de participação popular efetiva, um salário justo a este representante de acordo com a responsabilidade do cargo, sem regalias desnecessárias dentre outros assuntos…, porém para isso é necessária também uma revolução moral na sociedade.

  2. Quer economizar com o corte dos vices? Economize de verdade… Corte todos os seus benefícios e reduza seu salário pela metade… Duvido ter coragem

  3. Os vices que assumiram ninguem votou neles e ninguém os quis na presidência. Vice é eleito indiretamente e empurrado goela abaixo no interesse dos conchavos políticos. É um ranço que deve acabar.

  4. Reforma política disfarçada de assalto ao dinheiro do contribuinte! 2 BILHÕES DE VERBA PARTIDÁRIA!!! Deputado VICENTE CANDIDO VAGABUNDO PETISTA!
    O último presidente do Regime militar Figueiredo já alertava: “Vocês querem então eu vou reconhecer esse sindicato (PT). Mas não esqueçam que esse partido chegará ao poder. Lá estando, tudo fará para instituir o “comunismo”. Nesse dia vocês vão querer tirá-lo de lá. E para tirá-lo de lá será a custa de muito sangue. Sangue brasileiro”

  5. não reforma política que queremos, buscamos o fim da legenda.
    que entre quem tem mais votos.
    fim de foro privilegiado.
    fim de benefícios.
    aproximação do representante do povo a realidade vivida pelo povo.
    meu Deus, oque está acontecendo com o meu país?
    parece um organismo doente reagindo maliciosamente as reações da população.
    cada dia um projeto pior e ##@#!**

  6. Excelente temática para diálogo com os Especialistas dessa matéria,e só a TV CULTURA com essa qualificação Jornalística no Brasil……………CONTINUEM COM ESSE INFORMATIVO MUITO BOM………………..

  7. Estes aí foram escolhidos como cientistas politicos para fazer DEBATE sobre o tema?
    Que debate…?
    Os caras querem Lista fechada e o dois tem a mesma opinião, de debate não há nada ….lamementavel,

  8. Se é para reformar então, mãos a obra, essa é uma boa oportunidade para tirar mais dinheiro do povo e aumentar a corrupção política.

  9. Esse final com a música do Chaves, ficou perfeito! Nem parece que estamos falando das novas merdas que os políticos querem implementar. Ótima edição, ótimo vídeo.

  10. É apenas uma forma dos envolvidos na lava jato tentarem ganhar mais um mandato, e ter foro privilegiado, inadmissível eu dar meu voto, e eles escolherem por mim, inadmissível!

  11. Bem esclarecedores os vídeos.
    Gostaria de propor um vídeo sobre a reforma trabalhista.
    Obrigado.

  12. Acho que seria interessante nessa época de votações polemicas no congresso explicar como uma lei é aprovada, e a difereça entre LC, PEC, etc.

    Excelente video! Abraço

  13. esse formato de vídeo é ótimo! Dinâmico, didático e essa gracinha de apresentadora. Mantenham o bom trabalho e não abusem muito dos memes e edição!

  14. Eu gostaria de poder legendar os vídeos para deficientes auditivos. Seria um bom trabalho nesses tempos de crise e uma ótima forma de ajudar vocês a expandirem o público e a inclusão por aqui.

  15. Proposta mafiosa essa, lixo. Coisa de bandido arrumando uma forma de roubar dinheiro público de um jeito lícito.

  16. O voto apenas pelo partido em vez do próprio candidato é simplesmente um horror. Se antes as boas opções eram poucas, agora sim ficará muito pior. Em vez de poder escolher um sujeito que você sabe que tem uma conduta ilibada, você terá que votar por ele e mais a sua patota de pistolões políticos de carreira de uma vez só.

    O sistema proporcional está ótimo do jeito que está. Tanto essa proposta maluca quanto exclui-lo completamente só dará ainda mais poder para os partidos gigantescos.

  17. E como falou outro colega aqui embaixo, por favor, mantenham​ a maior imparcialidade possível nos comentários e nas matérias… Quanto mais mostrar a opinião dos partidos, esquerda e direita, será melhor. Já canso esse papo de petralha e coxinha..Precisamos passar o Brasil…A mídia tem o dever de informar, e não de criar alienados e analfabetos politicos.

  18. Com a divulgação candidaturas e projetos via rádio, televisão e internet, os candidatos não precisam de tanto dinheiro para campanha eleitoral. Tem que acabar com esse fundo partidário, bem como em hipótese alguma poder haver doação de empresas para candidatos. Essa reforma proposta não agrega em nada ao sistema, apenas surrapia mais dos cofres públicos.

Comments are closed.